Gilberto Almazan

A luta segue firme

Por Gilberto Almazan - Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região 29 nov 2022

Começamos a semana com um saldo positivo na Campanha Salarial: temos acordo fechado com praticamente todos os grupos patronais. Apesar das dificuldades, conquistamos a reposição da inflação, abono salarial de 15% e a renovação da Convenção Coletiva.

O resultado foi conquistado por meio de muita luta, vencemos a choradeira do patrão. Muitos não queriam dar nem a reposição da inflação. Mas avançamos, e isso é fruto da mobilização que construímos desde junho. No entanto, as nossas lutas não se encerram por aqui.

Além de buscar negociação com as empresas que fazem partes daqueles grupos que não fecharam acordo, como Grupo 10, precisamos aumentar a luta na defesa de direitos básicos. Tem patrão desrespeitando, por exemplo, registro formal do trabalhador (leia ao lado). Isso não pode acontecer. Tem empresa que não tem investido em segurança, e tem colocado a saúde física e mental dos trabalhadores e trabalhadoras em risco. Precisamos denunciar, e mudar este cenário.

É por isso, e por muito mais, que nesta terça-feira, 29, parte da diretoria deste Sindicato vai à Brasília participar do Seminário da Centrais Sindicais. Vamos porque queremos mais, exigimos mais direitos e proteção para a classe trabalhadora. Precisamos garantir que boa parte da Pauta da Classe Trabalhadora, aprovada na Conclat, se torne realidade nos próximos anos. Para isso, também precisamos e vamos discutir o futuro do movimento sindical brasileiro.

Temos ainda muito desafios a vencer. Com luta e organização, chegaremos lá. Vamos juntos fortalecer a nossa jornada em defesa da classe trabalhadora. Acompanhe os acontecimentos em Brasília pelos meios de comunicação do Sindicato.