FIQUE SÓCIO!

Gilberto Almazan
COMPARTILHAR

A luta antirracista é urgente!

Por Gilberto Almazan - Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região 30 maio 2023

O racismo no Brasil e no mundo é estrutural. Grandes impérios e fortunas foram construídos a base da exploração de escravos vindos da África. Esta parte da história todos, de uma forma ou de outra, aprendeu na escola. Mas, enga-se quem aprendeu ou pensa que a abolição da escravatura resolveu os problemas dos negros e negras. Basta olhar ao redor, na TV, nos comerciais, no local de trabalho, nas universidades.

O racismo é tão difundido que, muitas vezes, nem nos damos conta de como as políticas e instituições favorecem desproporcionalmente os brancos em prejuízo dos negros. E, quando isso acontece, é porque já naturalizamos esta realidade. Por isso que fortalecer a luta antirracista é urgente.

A filósofa americana Angela Davis foi muito sábia ao dizer que “numa sociedade racista, não basta não ser racista: é preciso ser antirracista”. Este é o ponto: tornar para si a responsabilidade de acabar com a discriminação, principalmente, a estrutural, ou seja, consolidada na organização da sociedade. É este tipo de racismo que acentua a desigualdade racial.

Há poucos dias, o craque Vinicius Jr. voltou a ser vítima de racismo. O crime, claro, ganhou repercussão e fortaleceu ainda mais a discussão sobre o preconceito racial. Só no Brasil, a chance de uma pessoa negra ser assassinada é 2,6 vezes superior àquela de uma pessoa não negra. O dado faz parte do Atlas da Violência 2021.

O Brasil, o mundo, tem uma dívida histórica com a população negra, cabe a todos, todas e todes cobrar que ela seja paga. Vamos juntos lutar por um país, um mundo mais justo. Para termos uma democracia fortalecida, precisamos ter um forte compromisso de enfrentamento ao racismo. A luta antirracista é urgente!

Jornal Visão Trabalhista EDIÇÃO #04