Gilberto Almazan

60 anos de Luta!

Por Gilberto Almazan - Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região 25 jul 2023

Celebrar a marca de 60 anos do Sindicato, ao lado da categoria e de lideranças sindicais, foi especial. Comemorar estes 60 anos é também recordar uma intensa jornada de lutas que muitos e muitas, que estiveram presentes na cerimônia de celebração e na festa, ajudaram a construir.

O Sindicato se tornou um exemplo de organização contra o regime militar (1964-1985), sobretudo em 1968 na greve de Osasco. Também tivemos forte atuação na greve de 1978, que começou no ABC e se espalhou por todo Brasil, e na luta pela redemocratização do país, no Fora Collor, entre outros grandes movimentos. Somado a eles, as lutas diárias nas fábricas pela garantia e ampliação dos direitos da categoria.

Lutamos por melhores condições de trabalho, por salários justos, pela manutenção de empregos, por local de trabalho seguro e saudável, pela igualdade entre homens e mulheres, pela democracia e por um país mais justo para todos e todas. Essas lutas contribuíram, inclusive, para o nascimento de grandes lideranças, muitas delas presentes nas nossas celebrações.

Conquistamos muitas vitórias. Todas elas obtidas quando nos unimos em defesa de nossos interesses coletivos. E é assim que precisamos nos manter: unidos. Isto porque muitas lutas ainda estão por vir. Vivemos em um cenário de profundas transformações tecnológicas e sociais, que influenciam diretamente a indústria e o mundo do trabalho.

Precisamos, então, fortalecer a nossa categoria e, consequentemente, o Sindicato. Eu agradeço muito a participação de todos e todas, e quero parabenizar cada um e cada uma que fizeram e fazem parte desta história. Que os próximos 60 anos sejam de ainda mais lutas e vitórias. Viva o Sindicato, viva os metalúrgicos de Osasco e região.